À descoberta da Índia - Bombaim (10)
Bombaim é a cidade mais opulenta, orgulhosa e populosa da Índia, palco de inúmeros contrastes provocados por fenómenos como a corrupção e os abismos sociais. A cosmopolita metrópole de 15 milhões de pessoas estende-se por cerca de 40 Km, numa estreita península, com vivendas faustosas dos novos-ricos e acampamentos de indigentes.
Esta cidade era inicialmente formada por sete ilhas, habitadas por pescadores Koli que veneravam a a deusa Mumbadevi (daí “Mumbai”).
Quando os portugueses tomaram o poder em 1534, mudaram o nome para Bom Bahia (Bonita Baía), mas pouco mais se alterou neste local remoto. Em 1661, Carlos II de Inglaterra recebeu as ilhas como parte de um dote real; pouco impressionado, vendeu-as por tuta e meia à Companhia da Índias Orientais.
Em pouco tempo, Bombaim (hoje novamente Mumbai) dispunha de um grande porto de abrigo para navios mercantes que se refugiavam das monções. O comércio floresceu, juntamente com a construção naval e em 1853, foi dinamizado com a abertura linha férrea indiana, que partia de Bombaim.