Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

#MOMENTOS

Momentos são pequenas fracções de tempo em que algo, único e irrepetível, acontece e que o fotógrafo teve a capacidade de captar! Mostram-nos movimento, emoção e contam-nos uma história.

#MOMENTOS

Momentos são pequenas fracções de tempo em que algo, único e irrepetível, acontece e que o fotógrafo teve a capacidade de captar! Mostram-nos movimento, emoção e contam-nos uma história.

18
Mai12

PICARIA À VARA LARGA - exaltação social (6)

Armando Isaac

 

Correr perigo, estar mais perto da ameaça representa uma necessidade humana que a cultura transformou em desejo, pelos benefícios que traz a nível social e individual. Demonstrar valentia e bravura traz as suas vantagens. Os indivíduos que exibem determinados aspectos físicos atraentes ficam numa posição mais favorável em relação aos que não denunciam qualidade atractivas. Beneficiam de uma inclinação humana que acredita que as pessoas que têm uma característica positiva possuem também outras. Se o individuo fôr corajoso acabamos também por formular que será solidário. As sociedade funcionam, portanto, em referência a valores dominantes comuns que reflectem um determinado entendimento do mundo e da vida social. Cada sociedade reproduz um modelo de homem que sintetiza determinadas caracteristicas positivas e é exaltado socialmente. A picaria está também para além de qualquer lugar idílico ou utopia, é um lugar de confronto em que homens roubam o protagonismo a outros homens. 

 

NOTA FINAL: Este é o último post sobre a Picaria à Vara Larga!

Quero agradecer ao Dr. Vitor Mendes o excelente texto que elaborou, relativo a cada conjunto de fotos por si préviamente seleccionadas.

Este trabalho teve inicialmente em vista a sua publicação em livro, mas acabou por ficar adormecido. Se eventualmente a Câmara de Benavente, da Moita ou outra se mostrarem interessadas nessa publicação, poderão desde já contar com a nossa disponibildade.


 

 

 

 

 

 

FOTOS: © Armando Isaac

TEXTO: Vitor Mendes - antropólogo


2 comentários

Comentar post