Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

#MOMENTOS

Momentos são pequenas fracções de tempo em que algo, único e irrepetível, acontece e que o fotógrafo teve a capacidade de captar! Mostram-nos movimento, emoção e contam-nos uma história.

#MOMENTOS

Momentos são pequenas fracções de tempo em que algo, único e irrepetível, acontece e que o fotógrafo teve a capacidade de captar! Mostram-nos movimento, emoção e contam-nos uma história.

08
Mar13

Normandia - Juno Beach

Armando Isaac

 

Juno era o nome de código para a segunda praia à esquerda das cinco áreas de desembarque para a invasão da Normandia. A praia tinha aproximadamente 10 Kms e estava perto de Courseulles-Sur-Mer, Bernières e Saint-Aubin, com dunas de arei fortificadas pelo Alemães. O perigo inicial para os invasores em Juno, não eram os obstáculos Alemães, mas os recifes, que forçaram que o desembarque fosse mais tarde do que o desejado. A hora H foi marcada para as 07h45, de modo que o desembarque se pudesse cancelar, caso a maré não o permitisse.

A primeira leva de assalto desembarcou às 07h55, 10 minutos após a hora H, mas 3 horas após a melhor maré. Este atraso pôs os Canadenses numa situação muito difícil, pois os obstáculos da praia foram parcialmente submergidos e os sapadores eram incapazes de desobstruir trajectos para a praia.

Aproximadamente trinta por cento dos barcos de desembarque em Juno foram destruídos ou danificados. No início não houve grande resistência, porque as posições Alemãs não tinham as armas apontadas para o mar. Os soldados Canadenses contornaram os obstáculos mas foram dar às zonas de matança, tendo a primeira vaga sofrido grandes baixas. A companhia B dos Royal Winnipeg Rifles foi reduzida a  um oficial e a 25 homens quando se moveu para a protecção que oferecia a escarpa. Nas equipes de assalto, a possibilidade de se transformar numa baixa, nessa primeira hora, era quase de 1 para 2. Ao meio da manhã, depois de lutar duramente, a cidade de Bernières estava nas mãos do Canadenses, pouco depois Saint-Aubin era ocupada.

Os Canadenses sofreram 1.200 baixas das 21.400 tropas que desembarcaram em Juno esse dia, numa relação de 1 para 18.

 

Fonte : Wikipédia


 

 

FOTOS: © Armando Isaac

3 comentários

Comentar post