Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

#MOMENTOS

Momentos são pequenas fracções de tempo em que algo, único e irrepetível, acontece e que o fotógrafo teve a capacidade de captar! Mostram-nos movimento, emoção e contam-nos uma história.

#MOMENTOS

Momentos são pequenas fracções de tempo em que algo, único e irrepetível, acontece e que o fotógrafo teve a capacidade de captar! Mostram-nos movimento, emoção e contam-nos uma história.

07
Nov15

Árvore de Tule - a maior árvore do mundo

Armando Isaac

 

A árvore de Tule está localizada no município de Santa María del Tule, próximo à cidade de Oaxaca de Juárez, no estado de Oaxaca, no México. Com a idade estimada em mais de dois mil anos, esta árvore é uma das maiores do mundo. É conhecido como Ahuehuete, cipreste mexicano, cipreste de Moctezuma, El Gigante, El Árbol del Tule ou El Sabino del Tule. Ahuehuete é uma palavra da língua náhuatl que significa "árbol viejo del agua", pois costuma crescer em lugares pantanosos. Sua denominação técnica é Taxodium mucronatum, da família Taxodiacea, do género Taxodium. Seu tronco tem 58 m de circunferência e 14 m de diâmetro. A sua altura é de 42 m, o seu volume estimado é de 817 m3 e o peso estimado de 636 ton. Sobre sua origem, existe uma lenda em que um certo Rey Condoy, homem de grande força física e invencível, que dominava os elevados de Zempoaltépetl, na Serra Mixe, encaminhou-se para Mitla para construir seu palácio, pois havia rumores que um outro rei ia construir uma grande cidade no mesmo lugar. Como trabalhava durante a noite, o canto noturno de um galo o assustou e fez com que suspendesse seu trabalho. Até hoje a crença popular é que esses palácios não concluídos são, agora, as ruínas de Mitla. Quando Condoy saiu de Mitla e foi para Oaxaca, sentiu-se muito cansado e, ao passar pelo lugar chamado Tule, decidiu sentar-se e descansar; cravou no solo seu bastão de comando, que pesava 62 kg, e este começou a brotar. Foi assim que Condoy plantou a maior árvore do mundo e, no dia em que esta secar, Condoy também morrerá. Para os Mixes, Condoy ainda vive e reside na parte alta da Sierra Madre Oriental.

 

DSC_4931 Árvore de Tule.jpg

 

DSC_4932.jpg

 

DSC_4933.jpg

 

DSC_4934.jpg

 

DSC_4936.jpg

 

DSC_4938.jpg

 

DSC_4940.jpg

 

DSC_4942.jpg

 

DSC_4943.jpg

 

DSC_4944.jpg

DSC_4945.jpg

 

DSC_4946.jpg

 

DSC_4947.jpg

 

DSC_4948.jpg

 DSC_4949 àrvore de Tule.jpg

 

 

Fotos: © 2015 Armando Isaac  

18 comentários

Comentar post