Buddha Eden Parque - Parte I
O Buddha Eden Parque é o maior jardim oriental da Europa, com a dimensão de 35 hectares, foi inicialmente criado pelo Comendador José Berardo em resposta á destruição dos grande budas afegãos de Bamiyan, onde teve lugar um dos maiores atentados culturais que acabou por destruir para sempre obras primas do período Gandhara do século VI D.C. Para construir as estátuas existentes, que são uma homenagem á paz, em 2007 foram utilizados cerca de seis mil toneladas de mármore e granito da china.
O jardim tem sido expandido com novas áreas, nomeadamente, esculturas de arte cotemporânea em 2012 e arte africana em 2015.
Além destas, encontram-se dispostas pelo jardim, budas, pagodes, guerreiros em terracota e outras obras de arte que convivem harmoniosamente com os lagos, cascatas, flora e fauna.
O Jardim Oriental foi inspirado e desenhado para transmitir uma sensação de paz, harmonia e serenidade. As esculturas, os pagodes, as lanternas em pedra, os lagos, as árvores e as pontes convivem em perfeita sintonia. Ao percorrer os caminhos serpentinosos descobre-se em cada curva um novo e inspirado tesouro. As exóticas carpas Koi estão presentes em todos os lagos adornados por cerejeiras e árvores japonesas, enquanto o exército imperial fica de guarda.
In: Folheto
Fotos: © 2023 Armando Isaac