Centro de Arte Moderna Rainha Sofia
O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis. Coloquialmente denominado por Centro de Arte Moderna Reina Sofia, foi inaugurado oficialmente a 10 de Setembro de 1992 e, o seu nome presta homenagem à Rainha Sofia.
Instituição autónoma, mas dependente do Ministério da Cultura, este museu localiza-se na capital espanhola, Madrid, na zona de Atocha, próximo à famosa estação de comboio.
O edifício principal constituía um austero e antigo hospital setecentista, projectado primeiramente por José de Hermosilla e, posteriormente, pelo arquitecto Francesco Sabatini. Somente em 1980, se realizam novas extensões e grandes renovações e, em 1988, oito anos mais tarde, parte do museu foi aberta ao público. Este ano foi de grande importância para o museu, pois foi decretado museu nacional.
Em dezembro de 2001, o museu iniciou a sua última remodelação e grande amplificação, conduzida pelo francês Jean Nouvel. A nova área foi inaugurada a 26 de Setembro de 2005.
Actualmente, o museu alberga com excelentes colecções de arte do século XX, sendo considerado um dos melhores e mais importantes museus de arte moderna de toda a Europa.
Destacam-se das colecções, as obras dos geniais Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e Eduardo Chillida. Para além destes, o museu conta com obras de muitos outros artistas..
As obras de maior destaque no museu são, sem dúvida, Guernica e Mãe com menino morto, dois dos mais conhecidos quadros do espanhol Pablo Picasso. Surpreendentemente estas obras estavam em duas salas em que não era permitido fotografar.
Fonte: Wikipédia
Fotos: © 2016 Armando Isaac