COMBOIO HISTÓRICO DO DOURO
A linha do Douro foi uma das obras-primas da engenharia portuguesa do século XIX, fazendo chegar o comboio e com ele o progresso, a regiões que até então estavam isoladas do resto do mundo e que tinham como únicas ligações, ou estradas péssimas, ou a periclitante navegação pelo Douro. Começou a ser construída em 1875 e, três anos depois, já havia serviço até ao Juncal, nos arredores de Marco de Canaveses. Em 1879, o primeiro combóio chegava à Régua e, um ano mais tarde, ao Pinhão. Mais oito anos e ficava operacional a linha até Barca d'Alva e, com ela, uma das primeiras ligações ferroviárias internacionais, via Salamanca, actualmente inexistente.
O comboio histórico percorre o troço compreendido entre a Régua e o Tua, com retorno à estação de origem. É um dos mais bonitos trajetos da Linha do Douro, podendo ser vivido e sentido de uma forma especial a bordo de uma composição histórica, seja pelo ambiente de época, seja pelo andamento tranquilo que permite apreciar de forma calma todos os promenores da paisagem.
Atualmente a Linha do Douro é um ex-líbris turístico do país, pela magnífica paisagem em que se inscreve e pelo legado histórico que representa, tendo como verdadeira relíquia o Comboio Histórico. Capaz de nos transportar ao charme do passado, ora lembrando as viagens em 1ª classe dos grandes negociantes de então, ora imaginando os muitos viajantes de carruagens de 3ª classe com bancos de madeira onde o conforto era substituído pela alegre camaradagem e partilha das merendas que se levavam para auguentar as horas de viagem.
In folheto CP
Fotos: © 2017 Armando Isaac