Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

#MOMENTOS

Momentos são pequenas fracções de tempo em que algo, único e irrepetível, acontece e que o fotógrafo teve a capacidade de captar! Mostram-nos movimento, emoção e contam-nos uma história.

#MOMENTOS

Momentos são pequenas fracções de tempo em que algo, único e irrepetível, acontece e que o fotógrafo teve a capacidade de captar! Mostram-nos movimento, emoção e contam-nos uma história.

05
Jul15

Praia da Falésia

Armando Isaac

A Praia da Falésia está situada no concelho de Albufeira, no Algarve, sul de Portugal.
É uma praia junto de uma enorme falésia que se inicia na Praia do Barranco das Belharucas e se estende até Vilamoura, sendo recomendável para nadar pois o areal não possui rochas
O areal é imenso, inserido num troço contínuo de areias com 5,5 km de extensão, flanqueado por uma linha de arribas altas em tons fortes, ora rubros, ora esbranquiçados, criando contrastantes jogos de cor com as sobranceiras manchas verdes de pinheiro-manso. No troço poente a arriba é altiva mas muito macia, talhada em areias e argilas, onde a chuva não tem dificuldade em gerar relevos sinuosos, com ravinamentos profundos. Para nascente a arriba vai lentamente rebaixando, permanecendo intensamente esculpida. É o desgaste desta rocha que alimenta o areal, fornecendo areia à praia. É assim possível observar na base destas arribas pequenos cones de areia, onde se vão fixando as plantas típicas das dunas: narciso-das-areias, couve-do-mar, cravo-das-areias, trevo-de-creta e cardo-marítimo. Estas espécies coloridas misturam-se com a vegetação típica das arribas, de cor mais monótona, aqui composta sobretudo por salgadeiras. O areal possui troços tranquilos, ideal para caminhadas na areia, muito frequentes.
Areal sob arriba de argila vermelha com apontamentos de areia branca, que se eleva a 40 metros de altura. Possui um bosque de pinheiros-mansos no topo da falésia, por onde se desenvolvem diversos trilhos que permitem caminhadas sobranceiras à linha de costa. Do alto da falésia temos uma excelente perspetiva da grandiosidade com que a natureza abençoou este local, sendo possível observarmos a totalidade da arriba, tanto para nascente, até perder o areal de vista, no limite do concelho, como para poente, quando é abruptamente interrompida para dar lugar a uma falésia calcária de tons amarelados.

Fonte: Wikipédia

 

DSC_1222 Pria da Falésia.jpg

 

DSC_1223.jpg

 

DSC_1224.jpg

 

DSC_1225.jpg

 

DSC_1226.jpg

 

DSC_1227.jpg

 

DSC_1228.jpg

 

DSC_1229.jpg

 

DSC_1230 Praia da Falésia.jpg

                            Fotos: © 2015 Armando Isaac

16 comentários

Comentar post