Salinas da Figueira da Foz
As Salinas da Figueira da Foz situam-se no estuário do rio Mondego, repartindo-se pelo braço sul do rio e pela Ilha da Morraceira.
A tipologia das salinas da Figueira corresponde a pequenas unidades com uma grande quantidade de compartimentos, ligados por uma intrincada rede de canais.
Durante muito tempo estas Salinas foram uma das principais actividades económicas da Figueira, hoje seu legado histórico e cultural.
Um aspecto característico do salgado da Figueira da Foz é a existência dos típicos armazéns do sal, construções em madeira, assentes numa plataforma, com capacidade para armazenar entre 150 a 200 toneladas de sal, servindo igualmente de abrigo aos salineiros (marnoteiros ou marnotos). Hoje alguns encontram-se em ruínas.
Para salvaguardar este importante património foi criado nas Salinas da Figueira da Foz um museu, um percurso pedestre de três quilómetros e um passeio turístico de barco. Estas três opções permitem aprofundar conhecimentos sobre esta prática tão antiga, que caracterizou a paisagem da Figueira por muitos anos, e que hoje se quer conservada.
Fonte: Internet
Fotos: © 2018 Armando Isaac